
-
Arquitetos: Sau Taller d'Arquitectura
- Área: 184 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Andrés Flajszer
-
Fabricantes: Fusteria Vivet Vidrà, SL, Iron Banyoles, SL

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa LC é posicionada no limite norte do lote, contígua ao acesso para liberar o máximo de jardim possível ao sul e às vistas. Com o objetivo de garantir a maior fachada sul possível e esgotar a ocupação no térreo, propõe-se uma casa de planta quadrada (9,3x9,3). Uma estrutura perimetral de viga contínua e 4 pilares centrais que articulam 4 espaços de 15m2, um em cada canto da casa. Este espaço é separado por dois núcleos de serviços que acabam formando uma planta cruciforme.

Do ponto de vista climático, houve um esforço rigoroso nas decisões projetuais. Buscou-se otimizar a forma, tomando como referência a casa arquetípica: alcançar o máximo volume com a mínima superfície envolvente.


Em relação aos materiais de construção, optou-se por uma estrutura de madeira modular, garantindo um baixo impacto ambiental. Todo o projeto é concebido para atingir a máxima eficiência da edificação em funcionamento, sempre através de sistemas passivos: piso elevado e radiante, ventilação cruzada em todos os espaços, aberturas ao sul, fachada e cobertura ventiladas... Dessa forma, consegue-se gerar uma arquitetura mais sustentável.

O uso da madeira e sistemas a seco permite reduzir substancialmente os resíduos derivados da construção. Não só se reduz o impacto ambiental com a reciclagem, mas a maioria dos elementos são reutilizáveis. Dessa forma, minimiza-se o impacto mesmo no final da vida útil da casa.















